Moradores e movimentos sociais realizam reabertura da Casa de Cultura em Atalaia

untitled

Scarlett Duarte

A Casa de Cultura de Atalaia, na zona da mata alagoana, foi construída pelo Governo do Estado em 1984. Apesar de vinculada com a Secretaria de Cultura do Estado, era mantida por mensalidades pagas por alunos e apenas o funcionário responsável pela limpeza que era disponibilizado pelo Estado.

A Casa de Cultura funcionou por apenas um período, mas não conseguiu manter-se de portas abertas após duas enchentes que debilitaram a estrutura da sede; também nesse período não houve auxílio de qualquer órgão governamental. A estrutura foi abandonada pelo Estado e Município, e, chegou a ser ocupada um tempo por moradores sem-teto.

Diante dessa realidade moradores e movimentos sociais reuniram-se e deram início ao processo de reabertura da casa. Na semana passada houve a reabertura simbólica, pois o local ainda não possui condições de mínima de funcionamento, mas ficou claro para todos que a retomada das atividades é possível. Com o início desse processo, a Prefeitura de Atalaia demonstrou um interesse repentino na Casa de Cultura; o que não havia acontecido nos dois outros mandatos do atual prefeito.

De acordo com o professor Cícero Albuquerque, a ideia é transformar a Casa de Cultura no que ela já foi: um ponto de referência para os moradores de Atalaia, que sofreram um impacto com seu fechamento, por ser um local de integração. Eram oferecidas variadas atividades culturais; como dança, pintura em tecido, capoeira. Além de biblioteca, museu de memórias da cidade e feiras de cultura na rua.

“A nossa luta inicial foi pra que o estado não destruísse a Casa de Cultura, porque havia uma perspectiva e queria construir um ginásio de esportes pra uma escola estadual, que nós consideramos extremamente válido, mas a proposta não é destruir um pra construir outro. A proposta é construir outro e recuperar a casa de cultura.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s