Favelas são ocupadas em Maceió pelas forças de segurança pública

Railton Da Silva

Tensão e apreensão na Grota do Rafael e Cidade Sorriso!

A repressão contra o ‘crime’ em Alagoas seria a motivação da Operação Saturação das forças de segurança pública que ocorrem desde o início da manhã desta quarta-feira, 25, na Grota do Rafael e Cidade Sorriso.

Ambas localidades estão localizadas no profundo de Maceió – no Jacintinho e Benedito Bentes – bairros populosos habitados por pessoas empobrecidas e que vivem os impactos das correlações de forças estabelecidas no encaminhamento do poder e produção no Estado.

Essa não é a primeira grande operação – ou melhor, ocupação – realizada nesses locais que conta com o deslocamento de militares dos batalhões de choque, como o Bope. Em muita delas, a população chega a ficar temerosa e, inclusive, denunciam os abusos de autoridade, como já foi reportado pelo Grito na Luta, a exemplo da matéria “Medo: População denúncia truculência durante operações na favela“.

Na operação de hoje, pelo menos duas pessoas foram presas acusadas de envolvimento com ‘crimes’ na região do Jacintinho.

Combate a ‘criminalidade’

Nesta manhã, o governador Renan Filho chegou a destacar que o governo vem trabalhando para combater o crime no Estado, anunciando, inclusive, a ampliação das vagas no sistema prisional alagoano – que agora conta com duas penitenciárias que são do modelo Público-Privada.

Ele chegou a admitir que organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital, uma vez que a organização reivindicou a transferências de reeducandos – “irmãos” – no sistema e as mensagens atenta para os riscos de vida que eles correm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s