Batalha do Formigueiro: Hip-hop a cultura do profundo de Maceió

Wilson Jamerson

O profundo de Maceió também tem sua cultura, como não poderia deixar de ser em uma sociedade estratificada, combatida pelos padrões socialmente aceitos. A periferia tem seus próprios artistas e um público fiel; por exemplo, as sextas-feiras, a juventude em torno do Benedito Bentes se reúne na praça do Formigueiro, conhecida como a praça de skate, para a tradicional Batalha do Formigueiro.

Quer conhecer mais sobre a Batalha do Formigueiro acesso o canal da rapaziada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A última edição foi realizada na sexta-feira, 20. O palco? as ruas e, ela, mais parecia uma arena, sobrando um único espaço, ao centro da roda, que mesmo assim era ocupado por jovens que se duelaram e mandaram suas ideias de mundo por meio das rimas, detalhe,  improvisadas.

diego-verdino
Verdino. Crédito: Wilson Jamerson/@GritonaLuta

O mediador da noite responsável pela batalha foi o MC Diego Verdino, artista da periferia e da rapaziada do Noiz Q Faiz. Ele destacou que as batalhas são marcadas pelas redes sociais, e ocorrem geralmente as sextas-feiras. “Mas sem uma data certa, a gente se organiza e chama pelas redes sociais e faz aquela divulgação”, destacou.

De acordo com Verdino, o próximo encontro da juventude dos profundos grotões e favelas de Maceió será em batalha em homenagem ao poeta e artista da periferia Tinho Poesia. Nilton Oliveira, seu nome de batismo, foi assassinado no último dia 16 no Vale do Reginaldo, em Maceió e várias homenagens foram feitas ao artista, inclusive, na Batalha do Formigueiro, confira:

Anúncios

3 comentários em “Batalha do Formigueiro: Hip-hop a cultura do profundo de Maceió

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s