Após despejo, pescadores exigem da prefeitura local para ponto de cultura

Railton Da Silva e João Victor Cavalcante

O Ponto de Cultura Enseada das Canoas: Yar-á-guá Cultural – antes com atividades desenvolvidas na Vila dos Pescadores – esta sem sede fixa para desenvolver suas atividades e guardar os seus instrumentos.

Fundada em 2009, o ponto de cultura atuava com aproximadas 40 crianças e adolescentes – segundo Enaura Nascimento – com faixa etária de 05 a 16 anos que antes pediam esmolas.

As atividades se encerraram com o despejo dos moradores da vila em 17 de junho de 2015, promovido pelas construtoras com atuação na capital para da lugar a um centro pesqueiros dentro do projeto de reurbanização da orla.

“O nosso projeto foi orçado em R$ 180 mil e recebemos o valor parcelado em três anos e com isso compramos os materiais usados no ponto de cultura que hoje esta se acabando no Cenart”, desabafou a líder comunitária.

Ainda de acordo com Enaura, o conjunto habitacional para onde os moradores despejados da Vila dos Pescadores não há um local para o ponto de cultura, o que levou a comunidade entrar com uma representação contra a Prefeitura de Maceió no Ministério Público Estadual.

Na representação, segundo Enaura, os moradores cobram um local no Conjunto residencial Vila dos Pescadores, no bairro do Trapiche da Barra, que sirva como sede para guardar os materiais e desenvolver as atividades do projeto.

Enaura destacou ainda que o projeto desenvolvia várias atividades como oficinas de percussão, pintura, fotografia e informação cultural.

“Na oficina de percussão, eles fabricavam os instrumentos musicais, as crianças e jovens aprendiam a tocar os instrumentos fabricados por eles mesmos”, destacou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s