Mulheres dizem não ao machismo em bar

Nos últimos dias do ano de 2016, o Alagoana Bar e Choperia, localizado num dos pontos mais movimentados da cidade de Maceió, resolveu em uma de suas ações de marketing escrever em suas paredes uma “brincadeirinha” trazendo os seguintes dizeres: “Cuidado, em nosso chopp colocamos hormônios femininos, quanto mais você bebe, mais fala besteira”.

A vinculação dessa imagem nas redes sociais logo ganhou repercussão e, para além de discussões de internet, o Movimento de Mulheres Olga Benario resolveu encampar a denúncia contra o bar, lançando nota pública e estimulando a organização das mulheres contra qualquer tipo de propaganda ou suposta brincadeira que fira ou diminua a imagem da mulher.

“Não admitimos que naturalizem questões como essa contra as mulheres. Temos desenvolvido uma luta no combate à violência contra a mulher, por delegacia 24h, igualdade de direitos, e dizeres machistas como esses apenas reforçam os estereótipos e tentam nos diminuir na sociedade”, declarou Vanessa Sátiro, da Coordenação do Movimento em Alagoas.

Assim, mais de 60 pessoas se fizeram presentes a um ato neste dia 05 de janeiro, percorrendo a Av. Amélia Rosa e se dirigindo até a porta do bar, distribuindo panfletos denunciando essa situação e alertando para a reprodução e a naturalização de práticas machistas.

Na porta do Bar, mesmo após a retirada dos dizeres frente à repercussão e à convocação do ato, tentou-se a todo custo impedir o protesto, mas a persistência das manifestantes foi grande e obrigou a gerência a abrir o microfone para que fosse registrada a ação e se desse voz à pauta das mulheres.

Representando o movimento, a companheira Lenilda Luna, da Unidade Popular (UP) falou registrando a indignação das mulheres: “Estamos aqui para denunciar essa situação, porque esse tipo de ‘brincadeira’ reproduzida cotidianamente, alimenta a violência contra as mulheres. Não há nada de errado com os hormônios femininos, em especial das alagoanas. Mulheres como Nise da Silveira e Dandara são exemplos para todas nós e não há nada de besteira em suas vidas e suas histórias”.

Fonte: A Verdade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s