Sou contra a corrupção, mas não apoio a Lava Jato

gabriel-santos
Gabriel Santos

Gabriel Santos

A esquerda como um todo é contra a corrupção. Defendemos a prisão e o confisco de bens dos corruptos. Porém, seria errado irmos a rua em atos como o de ontem (04), ou apoiarmos Sergio Moro e a Lava Jato. Por motivos simples. Primeiro, que o inimigo de meu inimigo não é meu amigo. E segundo e mais importante, nosso critério é o corte de classe.

A Lava Jato é uma disputa dos de cima. É um briga de setores do Estado burguês. O judiciário busca se fortalecer a qualquer custo e passar uma visão de neutralidade que ele não tem. Não podemos esquecer que a Lava Jato foi parte do Golpe, logo não podemos apoia-la.

O Judiciário, por sua vez, é tão corrupto quanto as outras parcelas do Estado. Afinal, quem julga os juízes? Quem define seus super salários? Quem os elegem? O judiciário apoia o Ajuste Fiscal que o Congresso, Temer e os ricos querem jogar nas costas dos trabalhadores.

A esquerda já deveria ter um programa contra a corrupção. Esta é uma pauta democrática que é fundamental no atual momento. Porém, não podemos cair no campo da classe média enfurecida e no discurso da direita que diz que o problema maior do Brasil é a corrupção.

Não é!

O desemprego, a desigualdade social, a divida publica e o Ajuste Fiscal, os lucros dos bancos… A exploração do povo pobre e trabalhador é o real problema.

Não são tempos fáceis, mas nem tudo estar perdido. Existe um espaço grande para pautas democráticas que levem as massas a mobilização e ao avanço de consciência. Para isso é preciso construir um campo da esquerda socialista, independente dos ricos e poderosos, que coloque nosso programa e exija uma reforma agraria e urbana. Escala moveis de trabalho e aumento de salario. A estatização dos bancos e o não pagamento da divida publica. Chegou a hora da esquerda disputar as massas, mas disputar sem medo de ganhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s