Ocupação da Uneal Arapiraca sofre investida de grupo contrário a mobilização dos estudantes; veja vídeo

Railton Da Silva

Uma nova investida contra as mobilizações dos estudantes contrários ao golpe na educação brasileira e o pacote de maldades do governo Temer foi realizada na tarde desta quarta-feira, 16, só que na ocupação do campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas.

Essa é a segunda investida real de pessoas contrárias as manifestações realizada só este mês. A ocupação do prédio do Instituto Federal de Alagoas, em Maceió, foi alvo da ação de estudantes contrários que invadiram as dependências pulando o muro e – com maçarico – destruíram cadeados, além de ameaçar os estudantes.

De acordo com os estudantes que estão na ocupação da Uneal Arapiraca, a investida ocorreu nesta tarde após a realização de um protesto e que resultou em um tumulto na porta da universidade.

Em um vídeo, gravado por um estudante que esta na ocupação, é possível ver o momento que pessoas forçam o portam e tentam entrar no prédio. A organização da ocupação lançou uma nota que pode ser conferida ao final do texto

Uma série de investidas vem sendo organizada contra os estudantes que estão em luta. Só no Estado são 36 ocupações, entre outras que por meio de remédios jurídicos, a exemplo do prédio da Câmara de Vereadores e a Escola Estadual Manoel Lúcio, ambos os prédios em Arapiraca, além da determinação que proíbe novas ocupações nos prédios de escolas estaduais.

Nota sobre a ação contra as ocupações ocorrida na UNEAL/Costa Rego

Há alguns dias foram feitas convocatórias para um ato contra as ocupações a ser feito em frente a Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, onde também funciona a Escola Estadual Costa Rego, também ocupada, pela pagina do movimento “Desocupa Já Arapiraca”, grupo contra as ocupações onde a grande maioria também se posiciona favorável a PEC 55 e é liderado por membros da Frente Pela Liberdade – FPL – grupo de Direita que está por trás de vários outros ataques a ocupações como o recente episódio do IFAL, Campus Maceió.

As intenções destes grupos protofascistas são claras, e os estudantes que lutam contra os retrocessos impostos pelo desgoverno de Michel Temer a toda a classe trabalhadora não poderiam recuar frente a este ataque da Direita. De tal modo, o Fórum das escolas e universidades ocupadas em Arapiraca convocou os membros das ocupações e apoiadores a se fazerem presentes na UNEAL/Costa Rego para reforçar o local, caso houvesse tentativa de invasão, o que de fato concretizou-se.

A manifestação foi oganizada do lado de fora do prédio e tinha a presença de estudantes que nem sabiam o que era a PEC 241 (55), com informações completamente absurdas; houveram provocações instigadas pericialmente pelos membros da FLP, numa tentativa falha de iniciar uma agressão por parte dos membros e apoiadores da ocupação.

Sem sucesso com as tentativas de tumulto, membros desse ato (filmados no vídeo já divulgado), arrebentaram um cadeado que fecha o portão principal do campus I da UNEAL tentando abrir e depois arrancá-lo, novamente sem sucesso. Tais manifestantes desistiram de qualquer outra ação depois da presença da polícia no local.

Ressaltamos que ações como estas só fortalecem nosso movimento, não iremos recuar diante tos ataques da Direita. Enquanto nos zelamos pelo patrimônio publico, são eles os que tentam vandalizar. É nesses momentos que a falsa mascara democrática destes movimentos cai por terra e mostra o seu caráter espúrio.

Ocupar e Resistir!
Nenhum Direito a Menos!

Ocupação UNEAL/Costa Rego.

Anúncios

Um comentário em “Ocupação da Uneal Arapiraca sofre investida de grupo contrário a mobilização dos estudantes; veja vídeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s