Grito dos Excluídos em Maceió denuncia genocídio da população empobrecida em supostos confrontos com a polícia

Railton Da Silva

O  extermínio da população empobrecida dos profundos grotões de Maceió ocasionados na resistência em supostos confrontos com as forças de segurança pública de Alagoas foi denunciado por mais de sete mil trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade durante o 22º Grito dos Excluídos que ocorreu neste feriado de sete de setembro.

O Grito dos Excluídos teve a concentração no Clube Fênix e contou com a participação do movimento estudantil e de cultura de resistência que no Ato Fora Temer somaram forças. Na ocasião, os manifestantes do Fora Temer vaiaram e chamaram o governador Renan Filho de golpista. Ele foi retirado sobre um forte esquema de segurança formado pela sua assessoria militar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Acabou o desfile da farsa, acabou o desfile das armas. Aquele desfile onde o governador faz a população aplaudir aquele que mata preto e pobre na periferia e com as suas mesmas armas vem expor o extermínio da população que estão nas periferias de Alagoas”, disparou Carlos Lima, da Comissão Pastoral da Terra.

Só na semana passada foram registrado mais de 14 mortes de pessoas da periferia que supostamente teriam trocado tiros com a polícia. Os casos são acompanhados pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com Lima, o Grito é uma iniciativa das pastorais sociais da Igreja Católica que todos os anos durante o desfile do sete de setembro sai as ruas para denunciar, “este ano com o tema ‘este sistema é insuportável: Eclui, degrada, mata’. Neste sentido, estamos denunciando as mortes que vem ocorrendo e que tem como alvo os filhos dos trabalhadores”.

Fora Temer

O segundo ato Fora Temer ocorreu em conjunto com o Grito dos Excluídos. O primeiro ocorreu no último dia 1º onde percorreu as principais ruas do Centro da cidade.

Após o ato, grupos de resistência cultural da periferia montaram um palco no espaço da Antiga Reitoria e liberaram o microfone para os artistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s