Trabalhadores, centrais sindicais e movimentos sociais realizam Ato Unificado em defesa dos direitos trabalhistas em Maceió

Jean Albuquerque

Desde o processo de impeachment da presidenta Dilma Rouseeff (PT), na Câmara dos Deputados Federais que culminou em seu afastamento e, posteriormente, – a chegada do vice Michel Temer (PMDB) interinamente a Presidência da Republica -, há uma série de ameaças de privatizações de órgãos públicos, além da derrubada dos trabalhistas.

Na manhã desta terça-feira (16), em Maceió, milhares de trabalhadores, movimentos sociais e membros de entidades sindicais foram a ruas em Ato Unificado em defesa dos direitos trabalhistas e dos serviços públicos e Fora Temer.

A concentração aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicada (CEPA), no bairro Farol e seguiu até a Casa da Indústria.

Dentre as ameaças em pautas está a reforma trabalhista anunciada pelo Governo Temer para ser apresentada até o final do ano, onde põe em risco os direitos assegurados na CLT como o 13º salário e jornada de trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Magno Francisco

De acordo com a presidente da Adufal, Ana Vergne, o atual momento é perigoso e conquistas  que foram alcançadas estão ameaçadas. “Está em tramitação a PEC 241 o PLT 257 que são um retrocesso para as garantias do direitos sociais e trabalhistas. A gente tem a ameaça de paralisar concurso público, congelar salários, isso é uma ameça grave a qualidade do trabalho que a gente desenvolve, por exemplo, na Universidade. Então, nos temos uma ameaça para o ensino e a extensão e ainda o perigo de ter a entrada da iniciativa privada também com a privatização de cursos dentro da Universidade. Não podemos deixar que esse tipo de retrocesso aconteça”, defende.

O ato é realizado em outras capitais do país e participam as centrais sindicais: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Intersindical e Conlutas.

Imagem destacada: Magno Francisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s